Do que preciso para aprender inglês?

Como professora e como orientadora educacional, muitas pessoas já vieram até mim com a reclamação de que já estudaram por muito tempo, fizeram vários cursos, mas até hoje não conseguiram aprender inglês. Por que será que isso acontece?

A dificuldade de aprendizagem pode ter motivos mais complexos. No entanto, na maior parte dos casos, medidas simples podem fazer uma grande diferença.

Você pode escolher aprender sozinho ou com um professor, mas qualquer seja a sua escolha, de uma coisa vai precisar: disciplina- que por tabela quer dizer constância nos estudos. Evitar faltar às aulas e se dedicar realmente ao curso, afinal, além de investimento financeiro, você está investindo seu precioso tempo de vida nesta empreitada, então, não se permita jogar nada disso pela janela. 😉

De nada adianta pagar um curso caro, fazer um intensivo de um, dois ou três meses, no Brasil ou no exterior, se você não se expuser regularmente à língua. E essa escolha não deve ser aleatória, ela deve ter objetivos claros (tema para um próximo texto). Você precisa ter um tempo de estudos semanal, no qual fará as tarefas indicadas pelo professor, revisará as anotações feitas em seu caderno, entre outras atividades possíveis.

Um professor comprometido com o seu processo de aprendizagem, vai te dar uma forcinha, ajudando a estabelecer uma rotina de estudos, te incentivando, mas ele nunca poderá fazer a sua parte. Disciplina é um desafio de vida diário, não é mesmo? E hábitos precisam de tempo para serem desenvolvidos.(1)

Por isso mesmo, ter metas realistas também é extremamente importante. Não adianta prometer que você vai estudar 3 horas todos os dias. Essa meta não é lá muito possível de ser mantida com o tempo, certo? Comece pequeno e depois vá aumentando o tempo de estudo à medida que sentir necessidade. Já dizia o psicólogo e psiquiatra Flávio Gikovate(2) que poucas coisas nos frustram e rebaixam mais a nossa autoestima do que quebrar promessas que fazemos a nós mesmos.

Se você puder começar dedicando 30 minutos semanais além do tempo das aulas, já estará bem melhor do prometendo estudar 1h, não conseguindo estudar nada e ficando frustrado.

Outra coisa importantíssima é responder à pergunta: Por que quero/preciso aprender inglês? Isso vai ajudar você a manter seu foco, fazer escolhas no momento de decidir o que estudar e vai ajudar o seu professor a te auxiliar da melhor maneia. Durante processos longos, de vez em quando bate um desânimo, então, ter nosso objetivo claro para nos lembrarmos dele é essencial.

Aproveite e curta suas aulas e tente não ficar com medo de errar. Use as aulas para tirar suas dúvidas, interagir, se arriscar e se divertir. É importante também controlar a ansiedade! Com dedicação, você vai aprender, sem pressa nem cobranças. A aprendizagem deve estar relacionada ao prazer, à curiosidade e à realização.  Emoções positivas e aprendizagem fazem uma dupla perfeita!

Outra coisa importante é não desistir! Caso você precise dar uma pausa nas aulas por algum tempo, não quebre a sua rotina de estudos. Continue estudando, assim, quando puder retomar as aulas, poderá continuar de onde parou, em vez de voltar algumas casas…

E você? Tem mais alguma coisa que considera importante para aprender inglês?

Links relacionados:

(1) http://estudareaprender.com/como-desenvolver-o-habito-de-estudar/

(2) http://www.portalcmc.com.br/so-e-feliz-quem-tem-boa-auto-estima-entrevista-com-dr-flavio-gikovate/

http://flaviogikovate.com.br/respeite-a-si-mesmo-e-ganhe-auto-estima/

 

 

 

Um comentário sobre “Do que preciso para aprender inglês?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s