Checklist de hábitos- mais uma ferramenta para ajudar na sua rotina de estudos

Já falamos em posts anteriores que o estudo do inglês ou de qualquer outra coisa está intimamente ligado à criação de novos hábitos. Muita gente acha que tem dificuldade em aprender inglês, mas, na maioria das vezes, não é nada disso: nossa dificuldade está em criar uma rotina de estudos.

Já dei algumas dicas sobre isso em outro post (Como estabelecer uma rotina de estudos?). Hoje vou falar de uma outra possibilidade que consiste em fazer um monitoramento dos hábitos.

Comecei fazendo isso na minha rotina pessoal e profissional junto com o Bullet Journal. Pesquisei sobre essa ferramenta de organização e descobri que boa parte de seus adeptos faz uma sessão de checagem de hábitos. E nós podemos adaptar isso para a aprendizagem do idioma! 😉 Você vai precisar apenas de papel, caneta e algumas ideias…

Primeiramente, pense num objetivo. Para quem está começando a fazer um curso agora, podemos pensar em algo bem geral… APRENDER INGLÊS! Ótimo! Mas uma meta tão geral fica pouco palpável e a chance de não sair do papel é grande.

O segundo passo é esmiuçar um pouco mais… DO QUE PRECISO PARA APRENDER INGLÊS? (Tem até post aqui sobre isso-Do que preciso para aprender inglês?).

– Preciso fazer atividades do site X.

Terceira pergunta: Com que frequência?

-3x por semana.

Perfeito!  Você já pode começar a sua lista. O layout é bem simples. Você pode fazer num caderno (quem faz BuJo costuma preferir os tipo Moleskini, quadriculados ou pontilhados, mas escolha o que preferir) para ir acrescentando listas novas e depois ter um registro de tudo o que já fez num determinado período de tempo. Também pode simplesmente imprimir uma como a do exemplo abaixo.

Você pode fazer a lista semanal ou mensal. Vou colocar os dois exemplos aqui. Você pode clicar nos arquivos e baixar.

checklist semanal

tabela-semanal

checklist mensal
tabela-mensal

 

Veja que na lista mensal, fiz divisórias que indicam a semana, assim posso analisar meu desempenho semanalmente para os hábitos cuja frequência é 2x por semana, por exemplo.

Se você já está estudando a algum tempo e tem um objetivo mais específico- por exemplo, expandir meu vocabulário de Business English – pode pensar em ações relacionadas a isso, inclusive pedindo sugestões ao professor que está te acompanhando- caso tenha um.

Tabelinha pronta, é só preenchê-la. Você pode optar por S (sim) caso tenha feito e N (não) quando não fizer ou escolher quaisquer outros símbolos. Mantenha a listinha num lugar de fácil consulta. Não é imprescindível preencher diariamente, embora seja aconselhável que no começo seja assim. Pelo menos 1X por semana já funciona. O importante é poder monitorar e refletir sobre suas ações.

Pode ser que depois de um tempo se observando, chegue à conclusão de que alguma tarefa é impraticável para você. Ou pode concluir que há alguma coisa na sua rotina que não está favorecendo o cumprimento daquela tarefa. É tudo uma questão de observação, tentativa e erro. Quando não estiver conseguindo cumprir uma meta, não se cobre em excesso. É importante sempre seguir adiante. O monitoramento é pra te ajudar e não pra te desmotivar.

E você? Usa alguma outra ferramenta pra te ajudar a manter o foco?

Para saber  mais sobre o sistema Bullet Journal: Blog Vida Organizada

Créditos para a imagem inicial do post: Image

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